Como colher amostra de urina em gatos?
Assim como os humanos, os animais também fazem exames de urina. São vários os tipos de exames que podem ser realizados na urina e existem inúmeras indicações de acordo com a suspeita do veterinário. No entanto, a obtenção da amostra nem sempre é tão simples em se tratando de animais, especialmente nos felinos. A espécie tem hábitos peculiares, como fazer xixi na areia para enterrá-lo depois e isso pode complicar a obtenção da uma amostra adequada.
Mas existem técnicas para isso, seja no laboratório ou mesmo em casa.
Colhendo amostra de urina no laboratório:
A coleta do xixi para o exame de urina em gatos no laboratório é feita pelo método cistocentese, onde a urina é coletada através da punção por agulha diretamente na bexiga do animal. Essa forma de coletar é indolor e a mais recomendada pelos veterinários. É a técnica ideal para exames de urocultura.
A bexiga precisa estar bem cheia para permitir o procedimento, portanto, é importante seguir as recomendações de preparo.
Preparo para a coleta no laboratório:
O gato precisa beber 100 a 120 ml de água, pelo menos 1 hora e meia antes da coleta. Esta pode ser oferecida com a ajuda de uma seringa.
Evitar que o gato urine por pelo menos 6 horas antes da coleta para garantir o volume adequado. Para isso, pode ser necessário limitar o acesso à caixinha, ou mesmo manter o animal em outro ambiente isolado até a visita ao laboratório.
Colhendo amostra de urina em casa:
Em alguns casos, pode ser necessário fazer a coleta do xixi do gato em casa. A forma mais recomendada para se fazer a coleta do exame de urina em casa é com o método de micção espontânea, feita pelo próprio tutor. Confira as técnicas que podem ser utilizadas:
· Coleta direto no potinho: basta posicionar o pote de coleta ou pote limpo e seco sob o animal na hora que ele estiver fazendo xixi. Pode ser difícil para a maioria dos gatos que interrompem a micção quando percebem algo estranho.
· Deixar a caixa vazia: é importante que a caixinha esteja muito bem limpa. O sucesso vai depender do comportamento geral do seu gato (alguns se recusam a fazer xixi na caixa sem areia!). Caso dê certo, basta coletar a urina com a seringa e colocar na geladeira (não congelar) até o memento de entregar no laboratório.
· Plástico filme cobrindo a areia: cubra a areia da caixinha com uma camada de plástico filme (aqueles de culinária!). Aguarde que o gato urine naturalmente. Depois disso colete a urina do plástico com uma seringa e mantenha na geladeira (não congelar).
· Pedrinhas de aquário: uma ideia criativa é a substituição das pedrinhas higiênicas por aquelas “pedras de rio” utilizadas em aquários. Não devem ser muito pequenas, precisam ser lavadas várias vezes para eliminar os detritos e devem estar bem secas quando colocadas na caixa. Elas permitem o comportamento natural de micção do gato e não absorvem a urina, que escorre para o fundo da caixa. Após o gato fazer o xixi, basta coletá-lo com uma seringa e manter na geladeira (não congelar).
Análises Clínicas Veterinárias - Laboratório Catalani - (13) 3061-2414 | (13) 98147-4410
Comments