top of page

Como colher amostra de urina em gatos?




Assim como os humanos, os animais também fazem exames de urina. São vários os tipos de exames que podem ser realizados na urina e existem inúmeras indicações de acordo com a suspeita do veterinário. No entanto, a obtenção da amostra nem sempre é tão simples em se tratando de animais, especialmente nos felinos. A espécie tem hábitos peculiares, como fazer xixi na areia para enterrá-lo depois e isso pode complicar a obtenção da uma amostra adequada.

Mas existem técnicas para isso, seja no laboratório ou mesmo em casa.


Colhendo amostra de urina no laboratório:


A coleta do xixi para o exame de urina em gatos no laboratório é feita pelo método cistocentese, onde a urina é coletada através da punção por agulha diretamente na bexiga do animal. Essa forma de coletar é indolor e a mais recomendada pelos veterinários. É a técnica ideal para exames de urocultura.

A bexiga precisa estar bem cheia para permitir o procedimento, portanto, é importante seguir as recomendações de preparo.


Preparo para a coleta no laboratório:

  1. O gato precisa beber 100 a 120 ml de água, pelo menos 1 hora e meia antes da coleta. Esta pode ser oferecida com a ajuda de uma seringa.

  2. Evitar que o gato urine por pelo menos 6 horas antes da coleta para garantir o volume adequado. Para isso, pode ser necessário limitar o acesso à caixinha, ou mesmo manter o animal em outro ambiente isolado até a visita ao laboratório.


Colhendo amostra de urina em casa:


Em alguns casos, pode ser necessário fazer a coleta do xixi do gato em casa. A forma mais recomendada para se fazer a coleta do exame de urina em casa é com o método de micção espontânea, feita pelo próprio tutor. Confira as técnicas que podem ser utilizadas:


· Coleta direto no potinho: basta posicionar o pote de coleta ou pote limpo e seco sob o animal na hora que ele estiver fazendo xixi. Pode ser difícil para a maioria dos gatos que interrompem a micção quando percebem algo estranho.


· Deixar a caixa vazia: é importante que a caixinha esteja muito bem limpa. O sucesso vai depender do comportamento geral do seu gato (alguns se recusam a fazer xixi na caixa sem areia!). Caso dê certo, basta coletar a urina com a seringa e colocar na geladeira (não congelar) até o memento de entregar no laboratório.


· Plástico filme cobrindo a areia: cubra a areia da caixinha com uma camada de plástico filme (aqueles de culinária!). Aguarde que o gato urine naturalmente. Depois disso colete a urina do plástico com uma seringa e mantenha na geladeira (não congelar).


· Pedrinhas de aquário: uma ideia criativa é a substituição das pedrinhas higiênicas por aquelas “pedras de rio” utilizadas em aquários. Não devem ser muito pequenas, precisam ser lavadas várias vezes para eliminar os detritos e devem estar bem secas quando colocadas na caixa. Elas permitem o comportamento natural de micção do gato e não absorvem a urina, que escorre para o fundo da caixa. Após o gato fazer o xixi, basta coletá-lo com uma seringa e manter na geladeira (não congelar).

 

Análises Clínicas Veterinárias - Laboratório Catalani - (13) 3061-2414 | (13) 98147-4410

Komentarze


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page